Links de Acesso

Votos brancos e nulos serão expressivos na expressão na eleição do Brasil


Eleitores, Brasil.

Actualmente, a taxa de brasileiros que não tem um partido de preferência supera os 60%.

O índice de votos brancos e nulos na eleição de Outubro no Brasil pode chegar a 29%, segundo dados da última pesquisa Datafolha.

Desanimada com os candidatos em diversos cargos, muita gente pensa em não votar. Isso é reflexo da crise de representação que ganhou força no país a partir das manifestações de 2013 contra os políticos corruptos e outras exigências como habitação, saúde, segurança, transporte e educação.

O agravamento da crise política alimenta ainda mais a desconfiança da população em diversas instituições. Com os partidos mergulhados em denúncias e escândalos de corrupção, todos os parlamentares e debutantes na política sentem o desinteresse dos eleitores.

Actualmente, a taxa de brasileiros que não tem um partido de preferência supera os 60%.

Desinteresse visível

Nas ruas, é fácil visualizar os eleitores desinteressados e incomodados com o atual cenário.

“O voto é muito importante apesar de tudo que tem ocorrido na nossa política. Se não participamos do pleito e exercemos nosso voto dificilmente vai mudar esse cenário. Sem o voto, as coisas vão permanecer como estão”, disse Hebert Leonardo Ferreira, 39 anos.

“O voto é a única ferramenta que temos para direcionar nosso país para melhor ou pior. É um momento para todos nós brasileiros pensar e refletir toda essa situação que vem ocorrendo. Erramos por causa do voto nas últimas eleições. Temos que pensar desta forma e se estamos nessa situação desagradável temos que mudar os rumos do país. Para isso é importante avaliarmos as propostas apresentadas pelos candidatos e escolher o melhor para o país”, afirmou Wanderson Abrantes Batista, 32 anos.

“A gente tem que votar né, mas está difícil. Ainda não tenho candidato e a vontade que tenho é de anular meu voto porque nenhum deles até o momento me agradou. Mas temos que ir às urnas e faremos isso”, disse Ana Maria, 58 anos

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG