Links de Acesso

“Vontade de vencer” revela segredos da trajectória de Anselmo Ralph


Anselmo Ralph
Anselmo Ralph

Filme sobre a vida do popular cantor angolano foi apresentado no Festival de Cinema Independente em Washington DC.

Anselmo Cordeiro da Mata é natural de Luanda, Angola. Nas lides musicais assina Anselmo Ralph. O Cordeiro da Mata é um jovem tímido, reservado. O cantor Ralph é espontâneo.

Nos palcos, agita multidões. Os adolescentes idolatram-mo. As suas canções são, na maioria, sobre o amor. Diz-se que o seu público não está mais confinando a Luanda ou Lisboa. Canta para todo o mundo lusófono.

Este jovem angolano passou parte da sua vida em Nova Iorque, onde o seu pai era diplomata. Aqui, a música pop americana e latina da década de 1990 entra para a sua vida. O gospel também.

Na “Grande Maçã”, Ralph estudou contabilidade, fez parte do coro da igreja, lavou carros para alimentar os seus caprichos. Aprendeu que para triunfar é preciso trabalhar muito.

Quando decidiu, em 2006, iniciar a edição de seus discos, enveredou pelo R&B. Nos trabalhos seguintes, a energia do semba e kizomba da sua terra natal são constantes.

Ralph é casado e pai de dois filhos.

Esta é parte da vida de Anselmo Ralph que o filme “Vontade de Vencer” procura revelar.

Trata-se de uma obra assinada pelo realizador português André Banza, que em Março foi exibida, pela primeira vez, nos Estados Unidos, no Navy Memorial, no Festival de Cinema Independente de Washington DC.

Banza diz que com o filme “pretende mostrar os sentimentos e convicções que existem dentro do Anselmo,” artista que diz que “nunca vou fazer aquilo que não sinto”.

Banza espera que o filme seja exibido noutros países, em particular nos de expressão Portuguesa.

Acompanhe a conversa com este realizador:

Vontade de Vencer apresentado em Washington
please wait

No media source currently available

0:00 0:16:29 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG