Links de Acesso

Vila moçambicana tomada por atacantes que incendiaram casas e instituições do Estado


Rua de Mocímboa da Praia
Rua de Mocímboa da Praia

A sede da vila de Mocímboa da Praia, na província moçambicana de Cabo Delgado, foi tomada de assalto na madrugada de desta segunda-feira, 23, por um grupo de insurgentes, na sequência da onda de ataques que há cerca de três anos aterrorizam aquela região.

A ocupação da sede da vila foi confirmada no início da manhã pelo porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Orlando Modumane, em conferência de imprensa em Maputo.

Moçambique: Mocímboa da Praia atacada por insurgentes
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:34 0:00

"Hoje, houve um ataque as 4.30 minutos (horas de Maputo) onde os malfeitores tomaram a vila sede de Mocímboa da Praia, atacaram inclusive o quartel das Forças de Defesa e Segurança e içaram a bandeira deles", explicou Modumane.

Mais tarde, o comandante geral da PRM, Bernardino Rafael, também confirmou o assalto e disse que decorrem intensos combates para recuperar o controle da vila.

As autoridades não avançam mais detalhes, contudo, informações no terreno indicam que há muitas casas incendiadas e instituições públicas e privadas, também foram visadas pelos atacantes.

Recorde-se que Mocímboa da Praia foi o ponto de entrada dos insurgentes, quando iniciaram as suas ofensivas, em 200,

Desde então, mais de 300 pessoas morreram e mais de mil foram obrigadas a fugir das suas casas.

XS
SM
MD
LG