Links de Acesso

Vice-presidente do Zimbabué viaja para a China para tratamento médico


Constantino Chiwenga em Harare, a 14 de Agosto de 2018

O vice-presidente do Zimbabué, Constantino Chiwenga, foi levado no final de semana para a China para exames médicos, disse uma autoridade na terça-feira.

O porta-voz presidencial George Charamba disse à AFP que Chiwenga, um ex-general do exército que liderou a ascensão do Presidente Emmerson Mnangagwa ao poder que resultou na remoção de Robert Mugabe em 2017, "voou de volta para a China para o seu exame médico".

Chiwenga passou quatro meses em tratamento na China no ano passado e voltou para casa em novembro.

Charamba disse que Chiwenga sofria de fadiga nos últimos dias, explicando a sua ausência de uma função da qual participaram autoridades do governo na fazenda de Mnangagwa.

Chiwenga, de 64 anos, foi internado num hospital sul-africano no ano passado devido a um problema de esôfago contraído. Mais tarde, ele foi transferido para a Índia quando a sua condição se deteriorou antes de ser transportado de avião para a China em julho para novos exames médicos.

O seu regresso à China ocorre quando a nação asiática luta para conter o coronavírus que surgiu em dezembro passado e se tornou uma pandemia.

Mnangagwa ordenou na semana passada a proibição de viagens ao exterior por funcionários do governo para evitar a importação do patógeno.

O Zimbabué não registou nenhum caso de COVID-19, mas um turista britânico que visitou o Zimbabué recentemente testou positivo depois de deixar o país, segundo o ministro da Saúde, Obadiah Moyo.

ZImbabué: polícia desafia tribunal e impede saída de médico
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00

Sistema de saúde em declínio

O sistema de saúde do país está numa péssima situação, com escassez de máquinas e medicamentos críticos e, frequentemente, com poucos funcionários.

Aqueles que podem pagar muitas vezes procuram tratamento médico no exterior, especialmente na vizinha África do Sul.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG