Links de Acesso

Vice-presidente da CASA-CE diz não se opor à saída de Abel Chivukuvuku


Alexandre André defende manutenção da plataforma

O vice-presidente da CASA-CE, Alexandre Sebastião André, diz não se opor a uma eventual saída Abel Chivukuvuku da liderança da coligação partidária, depois de o Tribunal Constitucional (TC) o ter proibido de criar novos partidos no seio da organização.

Vice presidente da CASA diz que Chivukuvuku pode ir-se embora - 2:46
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:46 0:00

Em entrevista à VOA,o também líder do Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola (PADDA), uma das seis formações políticas coligadas, afirma que o sentimento dos integrantes da CASA-CE é de manter a actual plataforma política com todos os seus órgãos.

Contudo, acrescenta André, se Abel Chivukuvuku decidir abandonar a agremiação política “o sentimento de orfandade dos que vão ficar será transitório”.

O vice-presidente ressalva, entretanto, que o recurso ao TC não visou o afastamento de Chivukuvuku, “mas procurar formas de diálogo com o presidente”.

Alexandre Sebastão André afirma concordar com o último acórdão do TC, que resultou de uma petição dos cinco partidos integrantes da CASA-CE no sentido de verem aclarada o que chamou de“mal interpretação dos princípios gerais que conformam uma coligação”.

Sobre a abortada criação de novos partidos pelos chamados “independentes” da CASE-CE, Alexandre André rejeita a ideia de que, caso fossem reconhecidos, teriam integração automática na coligação.

O também deputado assegura que as portas para a diálogo com Abel Chivukuvuku e os seus apoiantes estão abertas visando adaptar o acórdão à realidade da organização.

Chivukuvuku reage

Em reacção à decisão do TC, Abel Chivukuvuku garantiu que é e será “o presidente da CASA-CE”.

“A CASA-CE manter-se-á estável e funcional apesar do acórdão que afirma não ter sido “nem legal e nem respeitou os preceitos constitucionais”, reagiu Chivukuvuku em declarações a partir da Europa onde se encontra.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG