Links de Acesso

Verónica Macamo vai "informar" diplomatas sobre autárquicas em Moçambique


Verónica Macamo, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique (Foto de Arquivo)
Verónica Macamo, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique (Foto de Arquivo)

Verónica Macamo reúne-se na quarta-feira com chefes de missões e representantes de organizações internacionais

A ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação reúne-se na quarta-feira, 22, em Maputo com os chefes das missões diplomáticas e representanets das organizações internacionais representadas no país para dar a conhecer a posição do Governo sobre as eleições autárquicas, no momento em que o Conselho Constitucional (CC) tem em mãos vários recursos contra os resultados oficiais.

Numa nota com data de 16 de novembro, a que a Voz da América teve aceso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informa que a reunião acontece às 11 horas locais, e nela Verónica Macamo vai"partilhar informação sobre as sextas eleições autárquicas" de 11 de outubro.

Após as eleições e ante manifestações da oposição e de relatórios apresentados por observadores, as missões diplomáticas dos Estados Unidos, Noruega, Suiça, Canadá e União Europeia reconheceram haver relatos de irregularidades e pediram que justiça fosse feita.


O CC continua a analisar vários recursos da oposição em muitos distritos e deverá emitir uma decisão em breve.

Os resultados apresentados pela Comissão Nacional de Eleições deram vitória à Frelimo em 64 dos 65 municípios, tendo o Movimento Democrático de Moçambique conquistado a Beira.

A Renamo perdeu os sete municípios que ainda dirige.

Fórum

XS
SM
MD
LG