Links de Acesso

Vendedores informais e polícia entram em confronto em Maputo


Cidade de Maputo

A capital moçambicana amanheceu nesta sexta-feira, 13, com uma autêntica batalha campal entre vendedores informais e a polícia municipal por causa da proibição de vendas nas ruas.

Vendedores informais e polícia entram em confronto em Maputo
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:41 0:00

No primeiro dia da entrada em vigor da postura municipal que estabelece a necessidade de ruas livres de vendedores informais que, em muitos pontos bloqueiam completamente os passeios, os vendedores decidiram promover manifestações que culminaram com alguma confrontação com a polícia, sem contudo, haver registo de feridos.

Em quase todas as principais avenidas de Maputo, habitualmente ocupadas por vendedores informais, há brigadas da polícia posicionadas para evitar a ocupação das mesmas.

Os vendedores respondem dizendo que é nas ruas que ganham a vida e classificam a medida da edilidade como desumana.

O Município de Maputo, capital de Moçambique, diz que a medida visa reorganizar a atividade para aliviar os passeios que há anos foram tomados pelos informais, obstruindo a circulação de pessoas e bens, o que viola as posturas camarárias.

Nos últimos dias o Município desencadeou um trabalho de sensibilização para o abandono voluntário dos passeios e pediu aos vendedores que se apresentem nos mercados municipais.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG