Links de Acesso

Vendedores ambulantes temem que Operação Resgate combata os pobres


Zungueiras nas ruas de Luanda
Zungueiras nas ruas de Luanda

Eles alertam para aumento da violência e da fome

A Polícia Nacional (PN) de Angola dá início na próxima terça-feira, 6 de Novembro, à Operação Resgate que visa, segundo a corporação, combater a venda desordenada em locais impróprios e resgatar a autoridade do estado angolano.

Os vendedores ambulantes, que se dizem vítimas de acção da polícia, afirmam que a operação visa combater os pobres e não a pobreza.

Zungueiras protestam Operação resgate - 2:54
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00

O porta-voz da PN, comissário Orlando Bernardo, a proibição da venda de diversos produtos na via pública, tais como alimentos, acessórios de decoração de viaturas, telemóveis, recargas telefónicas, calçados, roupas e outros bens, tem como objectivo desincentivar o crime.

Mas para vendedores ambulantes ouvidos pela VOA, esse combate vai aumentar o nível de criminalidade, prostituição e a fome no país.

“Esta é uma atitude negativa. Se acontecer nós as mulheres vamos ser prostitutas e teremos muitos bandidos”, disse uma zungueira.

José Cassoma, presidente da Associação de Vendedores Ambulantes de Luanda (AVAL), apela a uma maior ponderação das autoridades durante a Operação Resgate.

“O Governo não pode lutar contra o povo. Os zungueiros são a maioria das populações”, sustentou Cassoma.

Entretanto, Orlando Bernardo reitera que a venda ambulante é uma actividade lícita e quem a exerce deverá continuar a exercê-la, desde que, seja em locais que serão indicados pelas autoridades administrativas.

XS
SM
MD
LG