Links de Acesso

Velhos abandonados no Namibe


Foto de arquivo

Seis mil idosos em situação de indigência e maus-tratos nas famílias foram recolhidos pelas autoridades governamentais no Namibe, revelam dados de uma Organização Não Governamntal.

Velhos abandonados no Namibe - 2:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00


As acusações de feitiço, o desprezo pela pessoa idosa são de entre os principais factores que relegam ao abandono desta franja da população angolana na província do Namibe, segundo disse à VOA nesta António Tchilume, Vice-presidente d0 Conselho Nacional de Defesa e Protecção ao Idoso.

Tchilume disse ser “muito triste”a situação mas adiantou que os 6.000 idososprotegidos pela organização são cuidados por 500 jovens.

Tchilume saudou a decisão do governo de entrar em parceria com a sua organização o que vai “conferir bom trabalho e dignidade à pessoa idosa”.

Para Natália de Carvalho, Directora do Gabinete Provincial da família promoção e igualdade do género o abandono das pessoas idoso nas famílias por acusações de feitiço é uma realidade.

“É uma realidade o abandono da pessoa idosa pelas famílias na Província do Namibe e consideramos um mau exemplo para a nossa sociedade as famílias descartarem-se dos seus idosos”, reagiu Natália de Carvalho.

“Também estamos preocupados com as famílias que descartam dos seus parentes nos hospitais depois de terem recebido alta hospitalar, nós vamos fazendo esforços para localizar as respectivas famílias”, acrescentou.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG