Links de Acesso

"Vê Só" fotografa bairros de Luanda


Angola Luanda Sambizanga
Angola Luanda Sambizanga

Sambizanga foi último bairro fotografado em projecto que visa historiar visualmente todos os bairros de Luanda

Um livro de fotografias dos bairros de Luanda deverá ser publicado no final deste ano, disseram fontes do “Projecto Vê Só” que visa retratar os bairros de Luanda.

please wait

No media source currently available

0:00 0:18:29 0:00
Faça o Download

O Projecto, que conta com fotógrafos profissionais e amadores, iniciou-se em 2014, já passou por vários bairros, sendo o último Sambizanga.

​No passado 20 de Junho mais de vinte fotógrafos apresentaram aos munícipes deste último bairro noventa e cinco fotografias retratando o quotidiano daquela gente.

Vê Só Sambizanga está enquadrado no Projecto Vê Só composto por um grupo de profissionais e amantes da fotografia dedicado a registar os bairros de Luanda.

Segundo a coordenação do projecto, Luanda é uma das cidades de Angola que está em constante transformação, na qual bairros antigos e históricos tendem a desaparecer para dar lugar a novos edifícios, mais modernos, transformando por completo uma parte da arquitectura que faz parte da história da cidade.

“O objectivo do projecto é constituir um acervo fotográfico dos bairros de Luanda e não só, mas de tudo aquilo que é cultura e tradição em Angola. Estamos a pensar em sair dos bairros e fotografar outras coisas”. Garante Yara Katila dos Santos Coordenadora do Projecto Vê Só.

O "Vê Só" teve o seu primeiro passeio fotográfico aos 4 de Outubro de 2014.

O primeiro bairro visitado foi o Bairro da Coreia, seguido pelo Catambor, Bairro Operário, Sambizanga e o Cazenga.

“Tínhamos que avançar para outros bairros de Luanda que também vão ser alvo de requalificação. Daí ficou mais consolidada a ideia de registar todos os bairros de Luanda antes da requalificação, preferencialmente, para criar um acervo fotográfico para poder mostrar não só apenas a esta geração, mas também às vindouras como era Luanda antigamente”, disse Cátia Arnaut, fotógrafa e integrante da organização do projecto

Em projecto o grupo de fotógrafos diz ter uma saída para o Bairro do Hoji-ya-Henda no Município do Cazenga, e estar a preparar uma grande exposição com edição do livro sumário dos bairros de Luanda para o final do ano, tendo ainda muita coisa para fazer.

XS
SM
MD
LG