Links de Acesso

"Vamos ver", diz Trump questionado sobre resposta ao novo teste da Coreia do Norte

  • Redacção VOA

Donald Trump

Secretário de Defesa fala em "resposta maciça" a quem atacar os EUA

Após a notícia de que a Coreia do Norte testou uma bomba de hidrogénio avançada para um míssil de longo alcance neste domingo, 3, o Presidente dos Estados Unidos não revelou a resposta do seu país, mas o secretário de Defesa falou em "resposta maciça".

“Vamos ver”, disse Donald Trump neste domingo, 3, quando indagado ao deixar um serviço religioso se os Estados Unidos atacarão a Coreia do Norte.

Pyongyang informou ter testado uma bomba de hidrogénio avançada para um míssil de longo alcance, provocando um terremoto gerado pela acção humana perto do local do teste.

Entretanto, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, ameaçou neste domingo, 3, com uma "resposta militar maciça" para qualquer ataque contra o país e seus aliados.

Do lado de fora da Casa Branca, Mattis disse que "qualquer ameaça aos Estados Unidos ou seus territórios, incluindo Guam ou nossos aliados, terá uma resposta militar maciça, uma resposta tanto efetiva quanto esmagadora".

O secretário de Defesa reforçou que Washington não procura a "aniquilação total de um país, especificamente a Coreia do Norte".

"Mas, como eu disse, temos muitas opções para fazer isso", completou.

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se nesta segunda-feira, 4, para avaliar o novo teste nuclear norte-coreano.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG