Links de Acesso

Covid-19: Vacinação em massa em curso em Moçambique


Campanha de vacinação, Moçambique
Campanha de vacinação, Moçambique

As autoridades moçambicanas iniciaram, nesta quarta-feira, 4, em Maputo, a Campanha Nacional de Vacinação em massa contra a Covid-19.

Covid-19: Vacinação em massa em curso em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:36 0:00

O plano de vacinação contra a COVID-19 prevê abranger cerca de 17 milhões de moçambicanos, mas desde o arranque deste processo o país apenas imunizou cerca de 2.4 % da população-alvo.

“Até então, em Moçambique, estão completamente vacinadas contra a COVID-19 cerca de 400 mil pessoas, o que corresponde a 2.4% da população alvo identificada no plano nacional de vacinação contra a COVID-19. É pouco!” disse o presidente Filipe Nyusi.

Nyusi prometeu que “à medida que mais vacinas chegarem ao país serão beneficiadas outro locais e grupos etários, de acordo com o definido”.

Preocupado com a fraco nível de vacinação, Nyusi destacou as vantagens da imunização.

Presidente Filipe Nyusi
Presidente Filipe Nyusi

“A vacina estimula a produção da nossa defesa e dos anticorpos. Nos países onde o plano de vacinação está mais avançado está comprovado que a vacina salva vidas, porque protege contra a doença grave, reduz o risco de morte, aumenta a imunidade na pessoa e reduz a propagação na comunidade”, explicou Nyusi.

Mais vacinas

Nas últimas semanas, o país recebeu mais 1.8 milhão de vacinas, que poderão acelerar o processo de imunização, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) garante mais doses no âmbito da iniciativa COVAX, segundo o seu representante Tomaz Valdez.

“Este mecanismos prevê disponibilizar 20% das necessidades de vacinas contra COVID-19 no país, o equivalente a 2.064.000 doses de vacinas,” disse Valdez.

A campanha que hoje iniciou ocorre numa altura em que Moçambique assiste o impacto nefasto da terceira vaga, com mais de 20 mortes diárias. Por isso, na capital do país houve uma afluência assinalável para o pré-registo da vacinação.

“Entre segunda e terça-feira, temos registadas 14.431 pessoas, só na Cidade de Maputo,” Bélia Nyambir Chirindza, Diretora Municipal de Saúde de Maputo.

A campanha de vacinação em massa terá réplicas em todas as capitais provinciais e sedes distritais do país, tendo como público-alvo indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos de idade, funcionários e agentes do Estado, motoristas e cobradores dos transportes de passageiros.

Arranca vacinação em massa em Maputo
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:32 0:00

XS
SM
MD
LG