Links de Acesso

Unita vai conhecer experiência autárquica da Espanha


Alcides Sakala, porta-voz da UNITA
Alcides Sakala, porta-voz da UNITA

Para a UNITA torna-se urgente a realização das autarquias em Angola apesar de que o governo do MPLA não dar mostras de estar interessado na sua efectivação.

A UNITA busca no estrangeiro experiências, para as eleições autárquicas que continuam sem data para a sua realização.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00
Faça o Download

O partido do galo negro está em Espanha, a convite do Partido Popular espanhol para participar na Convenção Nacional daquela forca partidária de Espanha.

Alcides Sakala, o secretário para as relações internacionais e porta-voz do partido em exclusivo a Voz da América sobre o que a UNITA pode aproveitar neste tipo de encontros:" A Espanha tem uma experiência muito grande sobre poder local e nós temos vindo a aproveitar esta experiência do Partido Popular espanhol, no sentido de fazermos estudos comparativos, sobretudo termos uma ideia daquilo que é a legislação espanhola sobre esta matéria"

Para a UNITA torna-se urgente a realização das autarquias em Angola apesar de que o governo do MPLA não dar mostras de estar interessado na sua efectivação.

Segundo Sakala, "o executivo angolano, particularmente o MPLA, parece não
ter muita vontade de realizar eleições autárquicas no país mas entendemos que elas são tão importantes porque são um factor de estabilidade e desenvolvimento ao nível das comunidades"

Sakala entende que o MPLA receia perder a hegemonia do poder sobretudo
nas comunidades com a realização de eleições autárquicas.

"A UNITA tem muitos apoios importantes ao nível das comunidades e penso que há receios deste apoio que a UNITA tem nas comunidades, no fundo há aqui uma questão de votos, é uma questão matemática logo há este receio de mudança e o poder local é decisivo desta perspectiva".

O porta-voz da UNITA sublinha que o modelo atual de governação não ajuda em nada, para desagravar a critica situação social que o país vive.
XS
SM
MD
LG