Links de Acesso

Angola

UNITA questiona nomeação de trabalhadores nas assembleias de voto na Huíla


Secretário Provincial da UNITA na HuílA, Augusto Samuel
Secretário Provincial da UNITA na HuílA, Augusto Samuel

A UNITA na Huíla acusa as comissões municipais eleitorais de estarem a receber listas das administrações municipais e de outras entidades para os indivíduos que vão trabalhar nas assembleias de voto em violação da lei que defende o ingresso deste pessoal mediante concurso público.

O coordenador da campanha da Frente Patriótica Unida (FPU) e secretário provincial da UNITA na Huíla, Augusto Samuel, que fez a denúncia, diz ser detentor de dados das localidades onde estão a decorrer essas irregularidades

“Nós temos que defender o estado democrático de direito. Se o concurso para membros de assembleias de voto é online que anunciaram ou então é por processos é isso que deve ser” disse afirmando ainda que “não quero falar dos funcionários que vieram por indicação de Luanda para as províncias”.

“Se as regras não forem respeitadas no jogo nós vamos questionar os resultados”, acrescentou

O porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) da Huíla, Longa Paquete rejeita as acusações e diz que o recrutamento para as assembleias de voto decorre dentro das normas legais.

Longa Paquete admite que para algumas áreas a nível de comunas, por exemplo, o processo possa ter levantado o que chamou de mal-entendido.

“ Teve que se descentralizar este processo a nível de cada uma das comunas. Aí como a CNE estrutura-se apenas do nível nacional nível provincial e nível municipal para este caso tivemos que nos socorrer com os funcionários das comissões municipais a assegurar a inscrição a inscrição”, acrescentou.

XS
SM
MD
LG