Links de Acesso

UNITA quer esclarecimento do "caso assalto à Presidência"


Adalberto da Costa Júnior
Adalberto da Costa Júnior

Partido do galo negro reivindica denúncia às autoridades e quer saber quem esteve por trás do caso, cujo julgamento começa nesta sexta-feira.

A UNITA, principal partido da oposição em Angola, espera que o julgamento de 37 cidadãos acusados de tentativa de assalto à mão armada a instituições públicas e ao Palácio Presidencial esclareça a situação e identifique o seu autor material.

O presidente da bancada parlamentar do partido do galo negro lembrou, em declarações à VOA, que foi o seu partido que “no ano passado denunciou o caso às autoridades e pediu que o mesmo fosse considerado uma ameaça à segurança nacional”.

Adalberto da Cosa Júnior disse que “hoje a televisão pública e a Rádio Nacional de Angola colocaram o assunto de forma pouco recomendável, numa vertente de exposição partidária, mas é uma matéria muito sensível".

Costa Júnior reiterou o desejo do seu partido em saber “que mãos estão por trás destas coisas porque este evento tinha por objectivo claro tentar expor a UNITA”.

Adalberto da Costa Júnior quer esclarecimento do caso
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:10 0:00

O Tribunal Provincial de Luanda inicia amanhã o julgamento de 37 cidadãos acusados de crimes diversos, incluindo o de associação de malfeitores para a tentativa de assaltar a mão armada a instituições públicas e ao Palácio Presidencial.

A notícia foi avançada pela agência pública, Angop hoje citando uma fonte policial.

Os acusados, dos quais dois ainda se encontram foragidos, de acordo com a mesma fonte, pretendiam na madrugada de 31 de Janeiro realizar um assalto à mão armada ao Palácio Presidencial, antecedida da ocupação das instalações da Televisão Pública de Angola (TPA) e Rádio Nacional de Angola (RNA).

A mesma fonte indicou que a maioria dos acusados pertenceu às extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), braço militar da UNITA, durante a guerra civil, que terminou em 2002.

O julgamento será conduzido pelo juiz João António Eduardo Agostinho.

XS
SM
MD
LG