Links de Acesso

UNITA exige cópia do ficheiro de eleitores já entregue à CNE

  • Redacção VOA

Victorino Nhany quer transparência no processo

O Ministério da Administração do Território de Angola (MAT) entregou nesta quinta-feira, 4, o Ficheiro Informático de Cidadãos Maiores (FICM) à Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

A UNITA, entretanto,continua a insistir na auditoria do dispositivo e que cópias do mesmo sejamentregues aos partidos concorrentes.

O FICM contém os dados eleitorais definitivos dos cidadãos quefizeram o registo pela primeira vez,a prova de vida e a actualização de residência, um processo que decorreu de 25 de Agosto de 2016 a 31 de Março do presente ano.

Entretanto, a UNITA, o principal partido da oposição, exige que uma cópia do Ficheiro Informático Central dos Cidadãos Maiores seja entregue aos partidos políticos.

O secretário para os Assuntos Eleitorais daquele partido, Victorino Nhany, disse à VOA que proposta visa emprestar uma maior transparência ao processo, podendo também permitir “que todos acompanhem aquilo que realmente se passa, se não há nada a esconder”

No fecho desta edição decorria o acto no qual estava previstauma breve apresentação das características particulares do FICM, tais como o número total de eleitores habilitados a votar, a sua distribuição territorial, faixa etária e género do total de 9 milhões, 459 mil e 122 cidadãos cadastrados.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG