Links de Acesso

União Europeia concede ajuda a vítimas da seca em Angola


Situação é "alarmante" diz a UE. Prelado acusa governo de ter ignorado a situação

A União Europeia atribuiu 1,3 milhões de euros para apoiar mais de 190 mil pessoas, sobretudo crianças, de comunidades afectadas pela seca nas províncias do sul de Angola.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00
Faça o Download

O padre católico dos Gambos, uma das regiões atingidas na província da Huíla, Pio Wacussanga , saúda o gesto, mas diz que a doação peca por ser tardia.

O sacerdote considera que a melhor solução para o problema da seca e da fome é a criação de condições para que a população possa produzir os seus próprio alimentos. Lamenta que os seus sucessivos pedidos ao governo central não tenham sido atendidos.

O prelado diz que na vizinha Namiba o governo esteve prestes a declarar o estado de emergência devido à seca, enquanto em Angola as autoridades tinham ignorado o problema.

O valor doado pela União Europeia será gerido pela organização não-governamental Visão Mundial em parceria com o departamento nacional de nutrição do Ministério da Saúde de Angola.

Com tal será possível reduzir a mortalidade e morbilidade infantil causada pela desnutrição.

A União Europeia considera "alarmante" a situação de insegurança alimentar no sul de Angola, causada pela falta de chuvas, particularmente nas províncias do Cunene e da Huíla.

XS
SM
MD
LG