Links de Acesso

União Africana procura novo líder


Sully, the service dog of former U.S. President George H.W. Bush in his final months, lays in front of Bush's casket at the George H. Lewis & Sons funeral home in Houston, Texas, U.S.

A eleição de um novo líder irá dominar a 27ª Cimeira de Chefes de Estado da União Africana, próxima semana, em Kigali, capital do Ruanda.

União Africana procura novo líder - 2:29
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:29 0:00
Faça o Download

Há três candidatos para a substituição da actual presidente, a sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma.

Dois são ministros de negócios estrangeiros: Pelomoni Venson-Moitoi, do Botswana; e Agapito Mba Mokuy, da Guiné Equatorial. A terceira é Specioza Naigaga Wandira Kazibwe, ex-vice presidente do Uganda e enviada especial das Nações Unidas para HIV e Sida em África.

Analistas consideram os candidatos relativamente desconhecidos e duvidam que qualquer um deles possa obter a maioria de dois terços para a eleição.

Na cimeira que inicia domingo, a União Africana vai igualmente lançar o passaporte continental, que na fase piloto será atribuído a chefes de estado e principais diplomatas.

A finalidade do novo passaporte é facilitar a circulação de pessoas, bens e serviços entre os 54 estados membros da União Africa.

XS
SM
MD
LG