Links de Acesso

Umaro Sissoco Embaló inicia visita oficial ao Brasil


Umaro Sissoko Embaló, Presidente da Guiné-Bissau
Umaro Sissoko Embaló, Presidente da Guiné-Bissau

O Governo brasileiro enviou segunda-feira à Guiné Bissau um avião da Força Aérea do Brasil, a FAB com o objectivo de levar o presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo para uma visita oficial ao Brasil, especialmente para encontrar o Presidente Jair Bolsonaro.

Umaro Sissoco Embaló ficou conhecido pelos brasileiros como "Bolsonaro da África" e por diversas vezes fez elogios públicos ao presidente do Brasil. Em julho, Bolsonaro convidou Embaló para um encontro em Brasília, que deve acontecer a partir desta terça-feira, 24 Agosto.

A Voz da América confirmou junto ao Itamaraty, órgão brasileiro de relações exteriores, que a aeronave foi enviada como cortesia ao presidente de Guiné-Bissau. Segundo o Itamaraty, as conexões internacionais foram prejudicadas pela pandemia e, por isso, o Brasil ofertou o avião para a viagem de Embaló.

A agenda oficial ainda não está confirmada, mas Bolsonaro deve recepcionar Embaló ainda na terça no Palácio do Planalto e depois com um almoço no próprio Itamaraty. Na quarta, ele participa da cerimónia em homenagem ao Dia do Soldado. A embaixada do país africano ainda tenta encontros com os presidentes do Congresso e do Senado brasileiro.

O Presidente guineese também vai passar por São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, deve conhecer o recém-inaugurado museu da Língua Portuguesa. E no Rio vai se reunir com membros da Marinha Brasileira.

A comunidade de Guiné-Bissau no Brasil pretende protestar contra a presença de Embaló no país.

A Voz da América vai acompanhar de perto essa visita oficial nesta semana

  • 16x9 Image

    Edgar Maciel

    Edgar Maciel é jornalista multimédia desde 2011, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. Nos últimos anos, acumulou experiências em importantes rádios, canais de TV e portais de Internet brasileiros.

    Baseado em São Paulo, actualmente é coordenador multimédia da revista Veja e correspondente da Voz da América. Como principais temas, cobre política, sociedade e cultura brasileira.

     

XS
SM
MD
LG