Links de Acesso

"Um novo apartheid", diz Mia Couto sobre bloqueio imposto à Africa Austral


Mia Couto na apresentação da sua obra, “O caçador de elefantes invisíveis”, 13 de Outubro de 2021
Mia Couto na apresentação da sua obra, “O caçador de elefantes invisíveis”, 13 de Outubro de 2021

O também escritor José Eduardo Agualusa secundou o colega moçambicano nas críticas aos Estados Unidos, União Europeia e alguns países africanos à região

“Um novo apartheid”, é como o escritor moçambicano Mia Couto classificou o fecho de fronteiras a passageiros dos países da África Austral imposto por vários Estados, após a descoberta da variante Ómicron do vírus da Covid-19.

As denúncias de Couto foram secundadas pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa, que agora vive na Ilha de Moçambique.

"Um novo apartheid", diz Mia Couto sobre o bloqueio aos países da África Austral - 3:40
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:40 0:00

Os dois reiteraram o que haviam escrito no domingo, 28, quando insurgiram-se contra as restrições impostas pelos Estados Unidos e países da União Europeia com um texto intitulado "Duas Pandemias", publicado no Facebook e que viralizou.

José Eduardo Agualusa
José Eduardo Agualusa

Mia e Agualusa lamentaram o facto de alguns países africanos terem seguindo a mesma onda, numa altura em que a África do Sul e Moçambique preparavam-se para se recuperarem do impacto económico negativo provocado pela Covid-19, nomeadamente no sector do turismo.

O posicionamento daqueles escritores foi assumido na quarta-feira, 1, à margem da inauguração em Maputo da exposição de fotografia e poemas de Agualusa, "O Mais Belo Fim do Mundo" sobre a Ilha de Moçambique.

No mesmo dia, a Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique condenou o que classificou de “postura discriminatória” do ocidente ao suspender voos de e para Moçambique.

A CTA entende que o fluxo de viagens para Moçambique poderá fixar-se abaixo dos 180 milhões de dólares este ano, caso a suspensão continue.

XS
SM
MD
LG