Links de Acesso

Terça-feira 18 de Maio de 2010


Terça-feira 18 de Maio 2010

Conselho de Segurança: Mais Sanções Contra Irão
A secretária de estado norte-americana, Hillary Clinton, afirma que os Estados Unidos e outras potências mundiais concordaram na redacção de uma resolução que irá impor uma quarta série de sanções contra o Irão.
Clinton fez este anúncio esta terça-feira, no Senado americano, um dia depois do Irão ter anunciado um plano para enviar algum do seu urânio enriquecido para a Turquia em troca de combustível nuclear.
O conselho de Segurança vai discutir e votar esta proposta de resolução.
Clinton acrescentou que o plano segue-se a conversações entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança. E notou que o acordo foi obtido com a cooperação da China e da Rússia – dois países que resistiram anteriormente à imposição de mais sanções ao governo de Teerão.
Na segunda-feira, o Irão assinou um acordo com a Turquia e o Brasil para enviar mil e 200 quilos de urânio enriquecido para a Turquia em troca de combustível nuclear a ser usado num reactor de investigação médica em Teerão.
Ataque em Cabul dos Talibãs
Em Cabul, foi atacada, hoje, uma caravana da NATO, originando a morte de 18 pessoas, incluindo seis soldados da NATO, um deles americano.
O bombista suicida fez explodir as bombas perto de vários edifícios governamentais, à hora de ponta matinal. Foram destruídos vários veículos militares e civis.
Os talibãs reivindicaram responsabilidade pelo ataque.
O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen condenou o ataque de hoje, reafirmando o empenho da aliança em proteger o povo afegão e reforçar a capacidade do Afeganistão resistir ao terrorismo.
Tailândia: Governo Quer Prender Líderes de Protesto
Na Tailândia, o governo afirmou, hoje, que não vai manter conversações com os líderes do movimento “Camisas Vermelhas” para pôr cobro à violência, ate que os manifestantes abandonem a zona central de Banguecoque, onde se encontram acampados.
Antes, os líderes do movimento estavam dispostos a entrar em negociações pacíficas, mediadas pelo Senado, na esperança de pôr cobro ao impasse sangrento.
As tropas tailandesas começaram a cercar o acampamento dos Camisas Vermelhas, na passada quinta-feira, para os forçar a abandonar o local. A escalada de violência registada desde então saldou-se em 37 mortes, e transformou partes da capital em zona de batalha.
Os manifestantes apoiam o antigo primeiro-ministro e querem a demissão do actual governo, e a realização de novas eleições.
O governo tem prontos mandatos de captura para alguns dos líderes deste movimento.
Derrame no Golfo do México
A British Petroleum (BP) diz que, nas últimas 24 horas, conseguiu duplicar a quantidade de petróleo que está a ser derramado por um furo no Golfo do México.
Estão agora a ser retirados do furo no fundo do mar 2 MIL barris diários, através de um tubo de quase 2 quilómetros, ligado a um petroleiro na superfície.
O furo produz cerca de 5 mil barris diários, pelo que só 40% do derrame estão a ser recuperados.
O derrame começou há quase um mês com uma explosão numa plataforma que se afundou, matando 11 operários.
Pelo segundo dia consecutivo responsáveis da administração Obama foram chamados a testemunhar perante comissões do Congresso, sobre a ameaça representada por este derrame de quase 150 mil barris de petróleo.
Não Há Petróleo no Norte Queniano
O secretário da Energia do Quénia diz que afinal não há petróleo no nordeste do país.
A prospecção estava a ser feita por uma empresa chinesa, mas após perfurações a 5 mil metros de profundidade não foi encontrado petróleo.
Em Junho, após mais prospecção, o governo devera anunciar se a região tem depósitos de gás natural comercialmente viáveis.
Universidade de Nairobi Encerrada
A Universidade de Nairobi foi encerrada por tempo indefinido, após quatro dias de protestos contra resultados das eleições estudantis.
O senado universitário decidiu-se pelo encerramento esta terça-feira.
Os estudantes desceram à cidade na última sexta-feira, queixando-se de que os administradores tinham interferido nas eleições para a associação estudantil universitária.
Os responsáveis universitários acabariam por pôr cobro ao protesto, para além de terem detido três estudantes que alegadamente incitaram ao caos. Os três negam as acusações, e as autoridades libertaram-nos sob fiança.
Rebeldes Darfur Libertam Reféns
Na região sudanesa do Darfur, os rebeldes libertaram 44 membros das forces armadas sudanesas.
Segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha, o movimento para a Justiça e Igualdade entregou os detidos às autoridades sudanesas, em El Fasher, a capital do estado do Darfur do Norte.
A transferência fez parte de um acordo de cessar-fogo entre o governo e aquele movimento rebelde, assinado em Fevereiro último. Apesar do acordo, continuam a registar-se recontros entre as suas partes. Os últimos dos quais na semana passada.
A Cruz Vermelha facilitou a transferência como intermediário a pedido de ambas as partes. Na transferência participou também o Programa Alimentar Mundial, PAM, que forneceu três helicópteros e as respectivas tripulações.






XS
SM
MD
LG