Links de Acesso

Ulisses Correia e Silva reeleito presidente do partido no poder em Cabo Verde


Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde e presidente do MpD
Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde e presidente do MpD

O também primeiro-ministro obteve 99 por cento dos votos de 65 por cento dos 30 militantes inscritos.

O presidente do Movimento para a Democracia (MpD) Ulisses Correia e Silva foi reeleito neste domingo, 8, para continuar a liderar o partido no poder em Cabo Verde, com 99 por cento dos votos, segundo dados provisórios.

O presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral, Hélio Sanches, revelou que dos 30 mil militantes do partido, cerca de 65 por cento partciparam na eleição em que Correia e Silva era o único candidato.

Depois de ter conduzido o MpD à vitória nas legislativas e autárquicas de 2016 e de ter apoiado o Presidente da República reeleito, Ulisses Correia e Silva chegou às eleições directas de hoje como líder incontestável.

Ao exercer o seu direito de voto, o também primeiro-ministro disse que uma eventual alta abstenção (35 por cento, segundo dados provisórios) era natural tendo em conta que, após um ano vitorioso, “faz todo sentido que haja renovação de confiança para a governação do partido e para o suporte da governação do país”.

Muito trabalho interno

Correia a Silva advertiu que o partido vai ter um período de muito trabalho interno, tendo em conta que os dirigentes estiveram praticamente dois anos a preparar as eleições e embates eleitorais, que foram “muito fortes”.

“O país está em estado de graça e vai reforçar este estado no sentido de sermos cada vez mais um grande impulsionador, (…), nomeadamente na consolidação e na qualificação da nossa democracia”, sublinhou o líder do MpD.

O partido no poder realiza a sua 11a. Convenção nos dias 3 e 4 de Fevereiro.

Ulisses Correia e Silva é o quinto presidente do MpD e o segundo a lider um Governo venotínha, depois da abertura democrática em 1990, ano da sua criação.

Recorde-se que o partido, que ganhou as primeiras eleições democráticas em 1991 esteve na oposição entre 2001 e 2016, quando derrotou o PAICV.

Correia e Silva é primeiro-ministro desde Abril de 2016.

XS
SM
MD
LG