Links de Acesso

Uige: Obras pagas pelo Governo abandonadas por empreiteiros


Via da Comuna do Cuango, Quimbele, Uíge, 2018.
Via da Comuna do Cuango, Quimbele, Uíge, 2018.

Vários projetos de construção de infraestruturas sociais no município de Quimbele, na província angolana do Uíge, que dista a mais de 200 quilómetros da capital, encontram-se estagnados por motivos desconhecidos, segundo residentes.

Em declarações à VOA, Fernando de Gémeo, membro de uma organização da sociedade civil, disse que os empreiteiros abandonaram as obras há mais de um ano, sem qualquer esclarecimento, e que a administração municipal até agora não se pronunciou sobre o assunto.

“Os projetos são vários, como o das obras da ponte sob o rio Wamba”,dssie Gémeo, para quem “os empreiteiros fugiram, e nós não sabemos se o problema está na administração ou nos empreiteiros” .

Fernando de Gémeo acrescentou que é preciso convocar os empreiteiros para se saber “onde está o problema”.

Quanto às vias de comunicação rodoviária no interior do município, outro residente, Salvador dos Santos Vovito, afirmou que os residentes nas comunas de Icoca, Kuango e Alto Zaza enfretam enormes dificuldades na circulação de pessoas e bens.

“Há transporte de mercadorias através de tratores agrícolas, camiões e moto táxi a preços exorbitantes, devido ao mau estado das vias", denunciou.

Vovito acrescentou ainda que na maioria dos bairros e regedorias não há escolas e as crianças estudam debaixo das árvores e em salas improvisadas de pau-a-pique.

Um empreitero recusou-se a entregar as chaves de uma escola “por fala de cumprimento de clasulas contractuais”, denunciou.

O também morador Fernando Maiala disse haver secretismo e nepotismo na concessão e execução de projectos do PIIM entre a administração e os empreiteiros.

“As obras entregam-se a primos ou sobrinhos e são incompetentes, não conseguem terminar as obras e fogem”, revelou Maiala, que lamentou não haver qualquer participação da comunidade na elaboração e concessão de projectos sociais.

A VOA contatou por via telefónica a administração municipal do Quimbele, responsável pelos projectos, que mostrou-se indisponível para falar.

XS
SM
MD
LG