Links de Acesso

Uganda: Parlamentares do Norte falam de separação


G'azo
G'azo

Milhões de dólares destinados ao desenvolvimento do norte do Uganda foram alegadamente roubados

Um grupo de membros do parlamento da região norte do Uganda, furiosos com o mau uso da ajuda ao desenvolvimento, acusou o governo de negligenciar a sua região.

Alguns ameaçam com a separação das áreas que representam.

O ano passado o Uganda foi abalado por um escândalo de um desfalque em que milhões de dólares destinados ao desenvolvimento do norte do Uganda foram alegadamente roubados pelo gabinete do Primeiro-Ministro.

Os doadores estrangeiros suspenderam o envio de ajuda, tendo parte sido já reembolsado.

No entanto, na passada semana, o Grupo Parlamentar Acholi, constituído por parlamentares do norte do Uganda, foram um passo mais adiante. Anunciaram a intensão de separar-se do Uganda, e formar um novo estado denominado de República do Nilo.

Gilbert Olanya, um elemento do grupo, referiu que uma tal separação será a melhor decisão para a população do Norte.

“Consideramos que o país deve ser dividido. Queremos que a população do Norte tenha o seu próprio país”, referiu.

Os habitantes do norte estão igualmente furiosos pelo facto de até este momento ninguém ter sido acusado judicialmente pelo escândalo, sublinha Olanya.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00
Faça o Download

O governo do Uganda tem desmentido repetidamente que tenha marginalizado o norte. Todavia a reacção do norte tem aumentado durante anos, causado em parte pelos abusos cometidos pelas tropas do governo durante as duas décadas de guerra contra o Exercito de Resistência do Senhor de Joseph Kony.

Olanya acrescenta que muitos nortenhos acreditam mesmo que o governo não efectuou o suficiente para conter Kony, e que agora que a guerra terminou, os habitantes do norte são marginalizados de outras formas.

“Isto não é o principal. A sensação de marginalização iniciou-se há vários anos atrás. Se olharmos para a educação, e para o sector dos postos de trabalho, a nossa população é marginalizada. E qualquer dinheiro que seja enviado para o desenvolvimento do Norte, é roubado”, sublinha ainda Olanya.

Apenas 15 deputados estão envolvidos no processo de separação, mas Olanya afirma esperar que outros do norte se lhes juntem.

O grupo Parlamentar Acholi tenciona utilizar as próximas semanas recolhendo assinaturas de nortenhos que desejem igualmente a separação, e apresenta-las ao parlamento.
XS
SM
MD
LG