Links de Acesso

Uganda: Museveni toma posse e promete combater a corrupção


Yoweri Museveni, 71 anos de idade, na tomada de posse, 12 de Maio, 2016
Yoweri Museveni, 71 anos de idade, na tomada de posse, 12 de Maio, 2016

Kizza Besigye insiste na auditoria independente dos resultados das eleições.

Combater a corrupção e disciplinar os burocratas ineficientes são as promessas que Yoweri Museveni fez hoje ao tomar posse, pela quinta vez, como presidente do Uganda.

Museveni disse que a ineficiência dos burocratas frustrou muitos investidores.

Antes e durante a tomada de posse, as autoridades bloquearam o acesso ao Facebook, Twitter, Whatsapp e outras redes sociais, o mesmo que haviam feito em Fevereiro no decurso das controversas eleições.

As autoridades de telecomunicações disseram que a medida foi solicitada pelos serviços de segurança para evitar que os terroristas se aproveitassem da cerimónia de tomada de posse.

No dia da tomada de posse, a baixa de Kampala era dominada por uma forte presença policial, depois de tumultos entre apoiantes do líder da oposição, Kizza Besigye, e a polícia, na quarta-feira, 11.

Besigye, desafiou a prisão domiciliária e foi à rua, tendo atraído centenas de apoiantes.

Após a sua detenção, o Fórum para a Mudança Democrática, seu partido, realizou uma cerimónia de tomada de posse alternativa, proclamando-o “presidente do povo”.

Oficialmente, Museveni venceu as eleições com 60 por cento de votos, mas Besigye, que ficou em segundo lugar, exige uma auditoria independente.

Museveni, no poder desde 1986, é elogiado por ter restaurado a ordem depois de anos de caos no Uganda.

Mas é criticado por não acabar com a corrupção numa economia que não responde às necessidades da crescente população; e por usar a métodos repreensivos contra o dissidentes.

XS
SM
MD
LG