Links de Acesso

Observadores da UE criticam atraso na divulgação dos resultados em Moçambique


Criticam contagem dos votos.

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia "manifesta a sua preocupação com os atrasos na apresentação dos resultados a nível distrital e provincial em algumas províncias e considera que esses percalços no processo da contagem de votos, aliada à ausência de explicações públicas oficiais sobre essas dificuldades, contradizem o que foi um ordeiro dia das eleições”.

Esta posição foi manifestada hoje, 21, num comunicado divulgado em Maputo em que a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia lembra que a contagem de votos distritais devia ter sido concluída na sexta-feira, mas tal não aconteceu.

Os observadores europeus citam a "falta de organização e conhecimento dos procedimentos de apuramento e manuseamento incorrecto da votação, actas, materiais e métodos de apuramento”.

No documento, a Missão também "lamenta os obstáculos colocados aos observadores da UE no acesso a informações sobre o apuramento provincial de Cabo Delgado e Zambézia, quando a transparência e a integridade devem presidir todo o processo eleitoral de acordo com a lei."

XS
SM
MD
LG