Links de Acesso

Uíge: "Dirigente do MPLA incitou à morte de apoiantes da UNITA", diz advogado


Comício da UNITA no Uíge, Angola. Foto de arquivo
Comício da UNITA no Uíge, Angola. Foto de arquivo

"Há provas num vídeo que um dirigente local do MPLA incitou os seus apoianates a matarem militantes da UNITA no passado sábado no Samba Pombo em confrontos entre militantes dos dois partidos e em que várias pessoas ficaram feridas", disse o advogado Joaquim António Ernesto.

MPLA incitou apoiantes a matarem militantes da UNITA, diz advogado no Uíge – 2:15
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

Desde então, a polícia prendeu dezenas de militantes e simpatizantes da UNITA em diversas operações.

Ernesto diz que a polícia tem de ouvir também os representantes do MPLA.

“Eu quero deixar claro uma coisa que mais dos que as palavras temos aqui vídeos com a voz de um dos líderes do JMPLA ou do MPLA, na sua actividade com um discurso de persuasão, um discurso aos seus militantes para que avançem, matem, matem”, assegurou o advogado.

“Está mais do que evidente, são discursos que incitam ódio, à violência e à desordem, são passivos de responsabilização" afirmou aquele advogado, para quem "há que chamar à responsabilidade as duas partes”, disse.

Por seu turno, o também advogado Pedro Soares disse que não existem quaisquer provas materiais contra os detidos para que estes possam ser levados a tribunal.

“Na verdade ninguém foi encontrado no local do delito a cometer o mesmo crime que vem a ser levantado no processo, não há qualquer indivíduo que foi detido e encontrado a cometer o mesmo delito não, então todos podem ser soltos”, disse.

Soares disse ainda existirem várias irregularidades no processo e que considera as detenções ilegais .

XS
SM
MD
LG