Links de Acesso

"Tubarões Azuis" podem qualificar-se hoje para a fase seguinte do CAN


Humberto Bettencourt, treinador-adjunto da equipa de Cabo Verde, Yaoundé, 12 Janeiro 2022
Humberto Bettencourt, treinador-adjunto da equipa de Cabo Verde, Yaoundé, 12 Janeiro 2022

Cabo Verde defronta o Burkina Faso na segunda jornada do grupo A

A selecção de futebol de Cabo Verde poderá nesta quinta-feira, 13, garantir praticamente a sua passagem aos oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2021) se derrotar o Burkina Faso.

Depois de vencer o seu primeiro jogo do grupo A frente à Etiópia por 1-0, a tarefa dos “Tubarões Azuis” não será fácil já que o Burkina Faso vai fazer uma partida de vida ou morte, depois de ter perdido na abertura da prova ante os Camarões por 2-1.

Para a equipa cabo-verdiana um empate será um bom resultado ficando com quatro pontos porque passam à fase seguinte os dois primeiros dos seis grupos e ainda os quatro melhores terceiros classificados.

CAN 2021, Ryan Mendes Da Graca , avançado da equipa de Cabo Verde (12 Jan 2022)
CAN 2021, Ryan Mendes Da Graca , avançado da equipa de Cabo Verde (12 Jan 2022)

Cabo Verde não perde há cinco jogos seguidos nos seus jogos em diversas competições, enquanto o Burkina Faso perdeu as suas últimas três partidas.

Para além disso, a selecção burkinabe entra em campo sem seis dos seus jogadores ausentes por lesão.

Esta é também uma oportunidade para os Tubarões Azuis”quebrarem o "feitiço" que até agora lhes impediu da ganhar ao Burkina Faso.

As duas equipas já se defrontaram duas vezes ao longo da história e Cabo Vede perdeu ambos, não conseguindo sequer marcar um golo, enquanto sofreu seis.

No outro jogo do grupo, os anfitriões Camarões, que ganharam o Burkina Faso, jogam contra a Etiópia, que perdeu ante Cabo Verde.

Guiné-Bissau defronta Egipto que está entre a espada e a parede

No sábado, a Guiné-Bissau tem pela frente o país que mais campeonatos africanos ganhou, o Egipto, com sete títulos, tendo sido finalista outras duas vezes.

Com Mohamed Salah no ataque, os faraós serão, sem dúvida ,uma enorme dor de de cabeça para a defesa da Guiné-Bissau.

CAN 2021, Baciro Cande, treinador da equipa da Guiné-Bissau, 11 Jan 2022
CAN 2021, Baciro Cande, treinador da equipa da Guiné-Bissau, 11 Jan 2022

Para o Egipto, este pode ser um jogo de vida ou de morte pois os “Faraós” perderam o seu primeiro jogo com a Nigéria e não se podem dar ao luxo de não ganhar.

O treinador da selecção egípcia, o luso-moçambicano Carlos Queiroz , admitiu que a sua equipa não esteve bem e que tem que melhorar frente aos “Djurtus” que empataram o seu primeiro jogo com o Sudão.

Os guineenses estarão, sem dúvida, a pensar nas oportunidades perdidas frente ao Sudão, quando Pelé falhou um penalty que os poderia colocá-los mais à vontade para o jogo de sábado.

Jogos de hoje

Na jornada desta quarta-feira, 12, os jogos mantiveram a tendência dos anteriores dias, a diferença tangencial.

Para o grupo E, a Costa do Marfim venceu a Guiné-Equatorial, enquanto, para o grupo Mali derrotou a Tunísia por 1-0, o mesmo resultado a favor da Gâmbia ante a Mauritânia.

Nota histórico para a Gâmbia que venceu a a primeira partida da sua primeira participação no CAN.

XS
SM
MD
LG