O Presidente americano Donald Trump visita nesta sexta-feira, 3, o Monte Rushmore, no Estado de Dakota do Sul, para uma celebração antecipada do Dia da Independência, que se assinala amanhã, à qual devem comparecer milhares de pessoas.
Embora os Estados Unidos sejam o epicentro da pandemia do novo coronavírus, as autoridades locais não exigem o uso de máscaras nem distanciamento social, embora haja máscaras gratuitas para quem quiser.
A governadora do Estado de Dakota do Sul, a republicana Kristi Noem, disse à cadeia televisiva Fox News no início desta semana ter informado às pessoas “que tenham medo que fiquem em casa".
Entretanto, o jornal Washington Post relata que a deslocação que o vice-presidente Mike Pence pretendia realizar ao Arizona nesta semana foi adiada depois de agentes do Serviço Secreto que organizavam a viagem terem sentido sintomas da Covid-19.
Ontem, as autoridades de saúde notificaram o maior número de casos num dia desde o início da pandemia, cerca de 50 mil.
Os Estados do Arizona, Califórnia, Flórida e Texas foram responsáveis por metade dos novos casos.
O governador de Nova Jérsia, Phil Murphy, responsabilizou por esse aumento as pessoas que não usam máscaras nem respeitam o distanciamento social.
Em todo o país, foram registados até hoje 2.739.879 casos, dos quais 128.740 terminaram em mortes.