Links de Acesso

Trump promete fechar fronteira sul, México diz que não aceita ameaças


Presidente americano admite tomar a medida na próxima semana
Presidente americano admite tomar a medida na próxima semana

O Presidente americano voltou a ameaçar fechar a fronteira dos Estados Unidos com o México na próxima semana, se o Governo de Andrés Manuel López Obrador "não parar imediatamente toda a imigração ilegal com destino aos Estados Unidos".

A ameaça de Donald Trump feita no twitter na quinta-feira, 28, foi reiterada ao vivo na sexta-feira, dizendo que não está a "fazer jogos, mas a falar a sério".

Trump pediu ao Congresso que mude as leis de imigração que "são as mais fracas do mundo" e afirmou que "seria tão fácil para o México fazer isso, mas eles só pegam no nosso dinheiro".

Em resposta, o secretário das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, escreveu no Twitter que o seu país "não age com base em ameaças".

"Somos um grande vizinho. Quem melhor pode dizer são os 1,5 milhão de americanos que escolheram o nosso país como lar, a maior comunidade de americanos fora da União Europeia. Para eles nós também somos o melhor vizinho que poderiam ter", concluiu o governante.

Analistas avisam que o encerramento da fronteira pode custar mil e 500 milhões de dólares de prejuizos por dia à economia americana.

XS
SM
MD
LG