Links de Acesso

Trump promete fazer o discurso do estado da união fora do Congresso


Trump e Pelosi mantêm braço~de~ferro
Trump e Pelosi mantêm braço~de~ferro

Decisão do Presidente surge da líder da Câmara dos Deputados ter dito que não poderá discursar com o Governo parcialmente fechado

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 23, que organizará um evento alternativo para proferir o discurso do Estado da União, depois de a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, lhe ter comunicado que não permitirá que ele faça o pronunciamento no Congresso antes de ser encerrada a paralisação do Governo.

O embate entre as duas mais poderosas lideranças de Washington representa uma escalada no impasse que levou a uma paralisação parcial do Governo por 33 dias e que ameaça a economia americana e o sustento de 800 mil funcionários federais.

Ao comentar a manobra de Pelosi para impedir o seu discurso na Câmara, Trump disse numa reunião sobre segurança nas fronteiras que “é uma desonra”.

Pelosi disse ao Presidente que por ora ela não consideraria autorizar o discurso, uma tradição anual na política norte-americana a partir do plenário da Câmara.

“De novo, espero recebê-lo na Câmara numa data mutuamente combinada para esse discurso, quando o Governo estiver aberto”, disse Pelosi a Trump por meio de uma carta.

Mais cedo, Trump havia basicamente a desafiado a desconvidá-lo para fazer o discurso, que estava marcado para 29 de Janeiro.

XS
SM
MD
LG