Links de Acesso

Presidente Trump refuta denúncias de que pagou 750 dólares de impostos pessoais em 2016 e 2017


President Donald Trump em conferência de imprensa na Casa Branca (Washington, 27 setembro 2020).

O Presidente Donald Trump pagou apenas 750 dólares em impostos de federais no ano em que concorreu à Presidência, 2016, e no seu primeiro ano na Casa Branca, 2017, de acordo com uma reportagem na edição deste domingo, 27, no jornal The New York Times (NYT).

Trump, que sempre recusou revelar as suas declaraçōes de impostos e é o único Presidente nos tempos modernos a não os tornar públicos, segundo o jornal, não pagou impostos federais em 10 dos últimos 15 anos.

O Presidente fez campanha para o cargo como magnata bilionário do mercado imobiliário e empresário de sucesso.

Em em conferência de imprensa na Casa Branca, Trump considerou a reportagem uma "notícia falsa" e disse que pagou impostos, embora não tenha dado detalhes.

Um advogado da Trump Organization, Alan Garten, e um porta-voz da Trump Organization não responderam imediatamente a um pedido de comentários da agência Associated Press sobre a notícia.

Garten, no entanto, disse ao NYT que “a maioria, senão todos, os fatos parecem ser imprecisos”.

O jornal garantiu que os dados foram obtidos a partir da declaração de impostos ao longo de duas décadas e ocorre num momento crucial antes do primeiro debate presidencial, na terça-feira, 29, e semanas antes de uma eleição divisiva contra o democrata Joe Biden.

O Presidente prometeu que as informações sobre seus impostos "serão todas reveladas", mas não ofereceu um cronograma para a divulgação.

Em 2016, ele fez promessas semelhantes durante a campanha que nunca cumpriu.

Na verdade, o Presidente apresentou recursos judiciais contra aqueles que procurraam ter acesso às suas declarações, incluindo a Câmara dos Representantes, que iniciou o processo como parte da supervisão do Congresso.

O advogado Alan Garten disse num comunicado enviado à AP que o Presidente “pagou dezenas de milhões de dólares em impostos pessoais ao Governo federal, incluindo milhões em impostos pessoais desde o anúncio de sua candidatura em 2015”.

Durante o primeiro debate para as eleições de 2016, a democrata Hillary Clinton em 2016 disse que talvez Trump não estivesse a divulgar as suas declarações de impostos porque não pagara nada em impostos federais.

Trump interrompeu-a para dizer: “Isso faz de mim mais inteligente”.

(AP)

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG