Links de Acesso

Trump Organization no banco dos réus em Nova Iorque


Trump Tower, sede da Trump Organization, em Nova Iorque (Foto de Arquivo)
Trump Tower, sede da Trump Organization, em Nova Iorque (Foto de Arquivo)

Trump Organization é acusada de fraude e evasão fiscal

O grupo empresarial do antigo Presidente americano Donald Trump estará sentado no banco de réus a partir desta segunda-feira, 24, para responder a acusações de fraude e evasão fiscal no valor de 1,5 milhão de dólares.

Os procuradores de Manhattan acusam a Trump Organization, actualmente administrada pelos dois filhos de Trump, Donald Jr. e Eric Trump, de ocultar uma compensação paga a alguns dos seus principais executivos entre 2005 e 2021.

Um deles, o chefe financeiro do grupo, Allen Weisselberg, já se declarou culpado de 15 acusações de fraude fiscal e deve testemunhar contra a sua ex-empresa como parte de um acordo que fez com a justiça.

Amigo próximo da família Trump, Weisselberg, de 75 anos, admitiu que planeou com a empresa receber benefícios não declarados, como um apartamento sem pagar a renda, num bairro rico de Manhattan, carros de luxo para ele e esposa e mensalidades em escolas particulares para os seus netos.

Antigo Presidente americano, Donald Trump, intimado a depor
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00

De acordo com acordo judicial, Weisselberg concordou em pagar quase 2 milhões de dólares em multas e penalidades e cumprir uma sentença de cinco meses de prisão em troca de testemunho durante o julgamento.

"Este acordo de confissão implica directamente a Trump Organization numa ampla gama de actividades criminosas e exige que Weisselberg forneça um testemunho inestimável no próximo julgamento contra a corporação", disse o procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, no início de Agosto.

Weisselberg até agora recusou-se a prestar depoimento implicando directamente o ex-Presidente no esquema.

Duas subsidiárias de golfe e de hospitalidade da família Trump são alvos dos processos.

Embora Donald Trump não seja nomeado neste caso, ele enfrenta acusações com com três dos seus filhos mais velhos noutra investigação civil liderada pela procuradora-geral de Nova Iorque, Leticia James.

James, um democrata, acusou a família de aumentar e deflaccionar propositadamente o valor das suas propriedades para evitar dívidas fiscais e obter empréstimos e seguros mais favoráveis.

A Procuradoria pede 250 milhões de dólares ao antigo Presidente e que a família dele seja impedida de realizar negócios no Estado.

Fórum

XS
SM
MD
LG