Links de Acesso

Trump garante que conversas com Pyongyang "vão bem"


Kim Jong-un e Donald Trump em Singapura
Kim Jong-un e Donald Trump em Singapura

Presidente diz que se não fosse por ele os dois países estariam agora em guerra

O Presidente americano Donald Trump garantiu nesta terça-feira,3, que as conversas com a Coreia do Norte “vão bem" à medida que autoridades norte-americanas tentam chegar a um acordo com Pyongyang sobre um plano de desnuclearização da peninsula, na sequência de cimeira entre Trump e Kim Jong-un em Singapura a 12 de Junho.

A Casa Branca tem descrito as reuniões em andamento como positivas, mas não comentou notícias divulgadas pela imprensa americana de avaliações da inteligência dos Estados Unidos que indicam que a Coreia do Norte tem expandido as suas capacidades de armas.

No Twitter, Trump disse que a Coreia do Norte não conduziu "nenhum lançamento de míssil ou teste nuclear em oito meses".

"Muito boas conversas com a Coreia do Norte estão indo bem! Enquanto isso, nenhum lançamento de míssil ou teste nuclear em oito meses. Toda a Ásia está entusiasmada. Só o partido de oposição, que inclui notícias falsas, reclama. Se não fosse por mim, estaríamos agora em guerra com a Coreia do Norte!", alegou o Presidente Trump.

O secretário de Estado Mike Pompeo visita Pyongyang na quinta-feira, 5, para reuniões com as autoridades norte-coreanas sobre a desnuclearização da península.

Entretanto, o Departamento de Estado americano revelou que, no fim-de-semana, funcionários da Coreia do Norte e da Coreia do Sul reuniram-se para discutir os próximos passos na implementação da declaração emitida após cimeira de 12 de Junho.

XS
SM
MD
LG