Links de Acesso

Trump faz ameaças "economicamente graves" à UE por falta de acordo comercial


Presidente reage a decisão de Bruxelas de não retomar negociações

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ameaçou a União Europeia (EU) com consequências "economicamente graves", se não aceitar negociar um acordo comercial com os Estados Unidos.

Em declarações a jornalistas nesta quinta-feira, 14, na Casa Branca, Trump considerou que a UE está a tratar os Estados Unidos de "forma muito injusta" e mostrou-se preparado para enfrentar uma nova guerra comercial, depois de saber que o Parlamento Europeu tinha rejeitado também hoje (14) uma recomendação para o início de negociações comerciais entre a Comissão Europeia e o governo dos EUA.

A ameaça de Trump acontece no dia em que o Presidente anunciou que as negociações comerciais com a China estavam a correr "muito bem" e que o potencial para um acordo bilateral com o Reino Unido tem "grande potencial".

No final de Julho do ano passado, reunidos em Washington, os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgaram uma série de medidas na agricultura, indústria e energia, para apaziguar o seu conflito comercial, mas os respetivos anúncios foram globalmente vagos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG