Links de Acesso

Trump diz que EUA podem destruir a Coreia do Norte


Donald Trump da tribuna da ONU
Donald Trump da tribuna da ONU

Em discurso na ONU, Presidente americano "ataca" Irão e Venezuela

O Presidente Donald Trump alertou nesta terça-feira, 19, que os Estados Unidos serão forçados a “destruir totalmente” a Coreia do Norte a menos que o regime de Pyongyang recue na sua postura nuclear e ironizou o líder norte-coreano Kim Jong Un como um “homem-foguete” em missão suicida.

Um burburinho tomou conta do plenário da Assembleia Geral da ONU quando Trump fez o seu alerta mais severo até agora à Coreia do Norte, cujos recentes lançamentos de mísseis e testes nucleares tem preocupado o mundo.

A menos que Pyongyang desista, disse Trump, “nós não teremos outra escolha a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte”.

“O homem-foguete está em uma missão suicida para ele mesmo e para seu regime”, acrescentou.

A missão da Coreia do Norte para a Organização das Nações Unidas não respondeu de imediato a pedidos por comentários sobre o discurso de Trump.

Na sua primeira aparição na reunião anual de líderes mundiais, o Presidente norte-americano usou um discurso de 41 minutos para apontar também as ambições nucleares e influência regional do Irão, a democracia em colapso na Venezuela e a ameaça de extremistas islâmicos.

Entretanto, as suas palavras mais fortes foram direcionadas à Coreia do Norte.

Ele pediu que os países-membros da ONU trabalhem juntos para isolar o Governo de Kim até que ele interrompa o seu comportamento “hostil”.

Trump disse que o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos pela Coreia do Norte “ameaça o mundo inteiro com um impensável custo de vidas humanas”.

Sobre a Venezuela, Trump chamou a situação no país de “completamente inaceitável” e disse que os Estados Unidos não podem assistir passivamente.

Ele advertiu que Washington está a considerar as acções adicionais podem tomar.

XS
SM
MD
LG