Links de Acesso

Trump e líderes do Congresso tentam reabrir Governo mas impasse continua


Governo está parcialmente paralisado há duas semanas

Câmara de Deputados aprova dois projectos mas devem ser chumbados pelo Presidente e pelo Senado

O Presidente americano Donald Trump reúne-se nesta sexta-feira, 4, com lideranças do Congresso na tentativa de reabrir o Governo depois de 14 dias de paralisação parcial que começa a afectar famílias e a economia do país.

O encontro acontece depois de ontem a Câmara dos Deputados, que passou a estar controlada pelos democratas, ter aprovado dois projectos que permitem a reabertura do Governo, mas sem o dinheiro pedido por Trump para a construção do muro.

Com uma votação de 239 a 192, a Câmara aprovou uma lei de financiamento que permite disponibilizar fundos temporariamente para o Departamento de Segurança Interna até 8 de Fevereiro, dando tempo para se chegar a um acordo sobre a questão da imigração.

Outra medida que prevê recursos para seis agências federais, paralisadas desde 22 de Dezembro, foi aprovada com uma votação de 241 a 190.

Entretanto, o Senado, que é controlado pelos republicanos, não deve aprovar os projectos da câmara, depois de o líder da maioria, Mitch McConnell, ter advertido que não aprovará qualquer proejcto que não tenha o aval do Presidente.

Trump garante que vai manter o Governo paralisado parcialmente "pelo tempo de precisar" até que obtiver os cinco mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG