Links de Acesso

Trump e Bolsonaro assinam acordo no setor da defesa


Donald Trump e Jair Bolsonaro

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro, assinaram no domingo, 8, um Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação.

O acordo visa "abrir caminho para que os dois governos desenvolvam futuros projetos conjuntos alinhados com o “mútuo interesse das partes, abrangendo a possibilidade de aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares".

O Ministério da Defesa do Brasil disse em nota que a colaboração entre os dois países poderá ampliar o acesso da Base Industrial de Defesa ao mercado americano, bem como a formalização de outros pactos no setor de Defesa, reduzindo a burocracia no comércio de produtos do segmento entre Brasil e EUA.

No seu discurso no ato da assinatura, o ministro Fernando Azevedo e Silva afirmou domingo que o novo acordo segue na linha de fortalecimento das relações entre os países, que em 2019 teve a aprovação do acordo de salvaguardas para lançamentos de satélites e foguetes em Alcântara (MA) e o reconhecimento do Brasil como aliado extra-NATO dos Estados Unidos.

Por seu lado, o comandante do Comando Sul, almirante Craig Faller ,classificou o acordo como "histórico", capaz de ampliar o a partilha de experiências entre os dois países.

Faller e Azevedo ainda lembraram que Estados Unidos e Brasil têm uma relação de cooperação antiga, que inclui a atuação conjunta na Segunda Guerra Mundial.

A assinatura do acordo teve lugar na casa de férias do Presidente Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG