Links de Acesso

Trump diz que rei saudita concordou em aumentar produção de petróleo


Trump encontrou-se com o rei Salman a 20 de Março, 2018, na Sala Oval da Casa Branca

O Presidente americano Donald Trump disse neste sábado, 30 de Junho, no Twitter, que o rei Salman, da Arábia Saudita, concordou com o seu pedido de intensificar a produção de petróleo.

"Acabei de falar com o rei Salman, da Arábia Saudita, e expliquei-lhe que, por causa das turbulências e disfunções no Irão e na Venezuela, peço que a Arábia Saudita amplie a sua produção de petróleo, talvez até 2.000.000 barris, para compensar a diferença", escreveu Trump num tweet.

"Preços altos demais! Ele concordou".

Trump atacou diversas vezes a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no Twitter nos últimos meses, lançando mais pressão para Riade, um importante aliado, aumentar a produção. Ele espera que o preço dos combustíveis esteja mais baixo à época das eleições intermédias para o Congresso americano, em Novembro.

Os seus últimos comentários foram feitos uma semana depois de os integrantes da OPEP concordarem em ampliar a produção em Julho. A Rússia, parceira da OPEP, também apoiou a decisão.

A agência oficial de notícias saudita disse no sábado que o telefonema foi uma iniciativa do Presidente dos Estados Unidos e que ambos os líderes mencionaram "a necessidade de se fazer esforços para preservar a estabilidade do mercado de petróleo e o crescimento da economia mundial".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG