Links de Acesso

Trump diz confiar que Kim Jong-un irá cumprir o compromisso da desnuclearização


Secretário de Estado revela "boas conversas" em Pyongyang

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou nesta segunda-feira, 9, a sua "confiança" em que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, honrará o "contrato" firmado por ambos em Singapura a 12 de Junho.

"Confio em que Kim Jong-un honrará nosso contrato assinado e, mais importante, o nosso aperto de mãos", escreveu Trump no Twitter, em que também sugeriu que a China pode estar a exercer uma "pressão negativa" sobre esse entendimento.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou ontem que a Coreia do Norte "reafirmou o seu compromisso com a desnuclearização" durante sua recente visita ao país.

Pompeo disse que as conversas em Pyongyang foram "muito produtivas", desenvolvidas com "boa fé" e continuarão nas próximas semanas e acrescentou que Pyongyang concordou com a destruição de uma instalação de mísseis.

O chefe da diplomacia americana fez estes comentários em Tóquio, ao lado dos ministros das Relações Exteriores do Japão e Coreia do Sul, que também afirmou que as sanções sobre Pyongyang seguirão vigentes até sua total desnuclearização.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a KCNA, no entanto, classificou o resultado da conversa com a delegação americana como "extremamente preocupante", acusando-a de insistir na desnuclearização completa, verificável e irreversível.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG