Links de Acesso

Trump decreta revisão de monumentos nacionais para permitir exploração


Estados vão decidir uso dos monumentos
Estados vão decidir uso dos monumentos

Decisão reverte proteções ambientais implementadas por Barack Obama.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 26, um decreto para permitir que designações de monumentos nacionais sejam rescindidas ou tenham suas áreas reduzidas, à medida que o Governo busca abrir mais espaço em terras federais para perfuração, mineração e outras explorações.

O decreto de Trump é parte de um esforço de reverter muitas das protecções ambientais implementadas por seu antecessor, o democrata Barack Obama, que Trump diz estarem prejudicando o crescimento económico.

A agenda de Trump tem sido comemorada pela indústria, mas tem irritado ambientalistas.

Desafios legais são esperados, já que nenhum outro Presidente rescindiu uma designação monumental.

Ao anunciar o decreto, Trump disse que o uso de Obama do Acto de Antiguidades de 1906 para criar monumentos foi um “escandaloso abuso de poder federal” que permitiu que o Governo federal “trancasse” milhões de hectares de terra e água.

O Acto de Antiguidades dá ao Presidente a autoridade para transformar terras federais em monumentos nacionais para proteger recursos naturais, culturais ou científicos.

“Hoje estamos colocando os Estados de volta ao poder”, disse Trump, acrescentando que os Estados devem decidir qual terra é protegida e qual é aberta para desenvolvimento.

XS
SM
MD
LG