Links de Acesso

Trump assina acordos com rei saudita fortalecendo cooperação militar


 O presidente americano e o rei saudita assinam os acordos
O presidente americano e o rei saudita assinam os acordos

Sauditas vao gastar mais de 100 mil milhões de dólares em equipamento militar. Presidente americano agraciado com mais alta condecoração civil saudita

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o rei saudita Salman bin Abdzulaziz assinaram hoje acordos no valor de quase 110 mil milhões de dólares para fortalecer as capacidades militares da Arábia Saudita.

Numa declaração a Casa Branca disse que os acordos “fortalecem a segurança a longo prazo da Arábia Saudita e da região do Golfo face às ameaças iranianas contribuindo também para fortalecer a capacidade do reino de contribuir para operações anti terroristas através da região reduzindo o fardo dos Estados Unidos na condução dessas operações”.

A Casa Branca disse que os acordos vão criar novas oportunidades para companhias americanas no Médio oriente e apoiarem “dezenas de milhar” de novos empregos na indústria de defesa dos Estados Unidos.

Um dos acordos prevê o gasto de 6 mil milhões de dólares para a montagem de 150 helicópteros Blackhawk na Arábia Saudita.

Antes da assinatura dos acordos o Rei Salman agraciou o presidente Trump com a condecoração civil mais alta do país numa cerimónia no palácio real em Riyadh.

Trump encontra-se na Arábia Saudita na primeira etapa de uma viagem por vários países e foi surpreendentemente escolhida como o primeiro país a ser visitado pelo Presidente Trump.

No Domingo o presidente americano vai reunir-se com dezenas de dirigentes árabes e muçulmanos numa cimeira centrada no combate ao terrorismo

XS
SM
MD
LG