O Presidente americano Donald Trump, anunciou nesta, sexta-feira, 13, que testes ao novo coronavírus serão realizados em breve e em larga escala, mas não deu mais detalhes.
"Mudanças foram feitas e os testes em breve acontecerão numa escala muito grande. Toda a burocracia foi cortada, estamos prontos para ir em frente", escreveu no Twitter, depois de críticas da oposição e de profissionais de saúde.
Depois de semanas a minimizar o impacto da pandemia do coronavírus Trump mudou de tom e na quarta-feira,11, anunciou a suspensão de viagens da Europa para os Estados Unidos por 30 dias, com exceção feita às partidas do Reino Unido, a vigorar a partir de sábado.
O Presidente acrescentou que os Centros de Controlo de Doenças "examinaram e estudaram o seu sistema de teste, mas não fizeram nada a respeito".
Câmara e Governo respondem
Ele voltou a criticar o antigo Presidente Obama, que “fez mudanças que só complicaram ainda mais as coisas", sem apontar as tais mudanças.
Por outro lado, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e Governo esperavam anunciar ainda hoje um pacote de ajuda financeira para travar a pandemia do coronavírus.
A medida visa fornecer ajuda a tratamentos, testes gratuitos e outros recursos num esforço para acalmar os mercados financeiros e a crise crescente.
O possível acordo entre o Congresso e a Casa Branca pode encerrar uma semana tumultuosa, na qual Washington pretende dar uma resposta abrangente à pandemia.