Links de Acesso

Trump ameaça Irão com força "talvez desproporcional"


Presidente Donald Trump em Miami, a 3 de Janeiro 2020
Presidente Donald Trump em Miami, a 3 de Janeiro 2020

O Presidente americano, Donald Trump, reiterou que se o Governo iraniano atacar americanos, ele retaliará "talvez de forma desproporcional".

"Esses posts servem como uma notificação ao Congresso dos Estados Unidos de que se o Irão atacar qualquer pessoa ou alvo dos EUA, os Estados Unidos vão rapidamente e com toda a força atacar de volta, e talvez de uma maneira desproporcional. Esse aviso legal não é necessário, mas está sendo dado mesmo assim", escreveu o Presidente no Twitter neste domingo, 5.

A ameaça do Irão surge depois de os Estados Unidos terem morto na quinta-feira, 2, o líder da inteligência militar Quassem Suleimani no Iraque.

No sábado, Trump havia afirmado que os Estados Unidos têm 52 alvos iranianos na mira, "alguns deles de alto nível e grande importância" para o país e enalteceu o poderio militar americano e o investimento de 2 trilhões de dólares em equipamentos.

O exército iraniano respondeu dizendo duvidar que os Estados Unidos tenham coragem de executar as ameaças.

"Num potencial conflito no futuro, o que eu não acredito que eles [americanos] tenham coragem de realizar, vai ficar mais claro onde os números 5 e 2 vão se encaixar", disse o general Abdolrahim Musavi, citado pela agência iraniana Irna.

Neste domingo, o Governo iraniano afirmou em comunicado que não respeitará mais o acordo nuclear de 2015, que limitava o nível de enriquecimento a 3,6%, e que sua produção não terá mais restrições.

Também hoje foguetes voltaram a atingir regiões de Bagdade, no Iraque, país onde ocorreu o ataque que matou Soleimani.

XS
SM
MD
LG