Links de Acesso

Trump ameaça fechar fronteira com o México para combater imigração ilegal


Presidente admite suspender ajuda a países que não controlarem as fronteiras
Presidente admite suspender ajuda a países que não controlarem as fronteiras

Reacção surge com o avanço de uma caravana com mais de mil hondurenhos em direcção aos Estados Unidos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou enviar militares para fechar a fronteira com o México para evitar a imigração ilegal no momento em que uma grande caravana com imigrantes, que partiu de Honduras, segue em direcção ao território americano.

No Twitter, nesta Trump voltou a acusar o Partido Democrata de permitir "fronteiras abertas" e defender as "frágeis leis existentes".

Para o Presidnete, as lideranças da oposição fazem pouco para conter a entrada no país de um grande grupo de imigrantes, provenientes de países como a Guatemala, Honduras e El Salvador.

Nesse grupo estaria inclusive "criminosos", de acordo com Trump, que ameaçou suspender todas as ajudas a esses países latinos, "que parecem não ter quase nenhum controlo sobre sua população".

Ontem Trump já tinha ameaçado cortar as ajudas de Honduras, caso o grupo de imigrantes, que já estava na Guatemala, chegasse à fronteira com o México.

Cerca de mil hondurenhos partiram em caravana na sexta-feira, 12, de San Pedro Sula, no norte de Honduras, motivados pela falta de segurança e pela busca de melhores condições de vida.

XS
SM
MD
LG