Links de Acesso

Trump admite que encontro com Putin pode ser mais fácil do que a cimeira da NATO


Donald Trump e Melania Trump a caminho da Europa
Donald Trump e Melania Trump a caminho da Europa

Presidente americano inicia visita à Europa

O Presidente americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 10, que o encontro com o seu homólogo russo Vladimir Putin pode ser mais fácil do que a cimeira da Nato, a acontecer amanhã, 11, e quinta-feira, 12, em Bruxelas,

"Tenho a Nato, tenho o Reino Unido, que está com certa agitação, e tenho Putin. Francamente, Putin pode ser o mais fácil de todos. Quem iria pensar nisso?", disse Trump aos jornalistas antes de viajar para Europa.

Mais cedo, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu ao Presidente americanoque "valorize os seus aliados, que são poucos" já que "os Estados Unidos não têm e não terão um melhor aliado do que a Europa".

Tusk reagia a um mensagem de Donald Trump no Twitter em que disse que o sistema de financiamento da Naton, no qual os EUA são o maior contribuinte, "não é justo nem aceitável", dias depois de mandar mensagens para vários países europeus para recordá-los de seus compromissos com os gastos em defesa dentro da Aliança.

A cimeira da Aliança Atlântica acontece num contexto de divisão entre os Estados Unidos e a Europa em temas como comércio, acordo nuclear iraniano e mudança climática, após as medidas unilaterais de Washington sobre essas questões.

Sobre a mesa está a exigência da Casa Branca aos aliados do Velho Continente de destinar pelo menos 2 por cento do seu PIB aos gastos com defesa até 2024, um ponto que também gerou tensões pelo interesse de Trump em conseguir este número o mais rápido possível.

A reunião entre os presidentes americano e russo no dia 16 em Helsínquia será a primeira cimeira bilateral entre os líderes das duas grandes potências e acontece em meio a fortes tensões entre Moscovo e Washington.

"Acredito que se dar bem com a Rússia, se dar bem com a China e se dar bem com outros é algo bom, não algo ruim", acrescentou Trump antes de partir para a Europa.

Questionado por repórteres na Casa Branca, Trump disse que não pode afirmar se Putin é um amigo ou um inimigo, mas que ele é um competidor.

XS
SM
MD
LG