Links de Acesso

"Democratas estão mais preocupados com imigrantes ilegais do que com segurança dos EUA", Trump

  • Redacção VOA

Donald Trump

Este encerramento do governo federal acontece no dia em que Donald Trump celebra o seu primeiro aniversário na Presidência

Um encerramento parcial do governo federal americano está em curso desde a manhã deste sábado, depois da lei orçamental ter sido bloqueada no Senado. O período de negociações havia terminado à meia-noite de Washington DC, o que provocou o encerramento de serviços governamentais não essenciais.

“É pontapear a lata rampa abaixo e não resolve os problemas do povo americano”

Decorrem durante este sábado, 20 de Janeiro, negociações no Senado, para que se aprove um orçamento temporário até dia 8 de Fevereiro. Contudo, senadores democratas como Tammy Baldwin discordam da contínua série de leis orçamentais temporárias, argumentando que isso “é simplesmente pontapear a lata rampa abaixo e não resolve os problemas do povo americano”

Na Sexta-feira, 19 de Janeiro, o Senado não conseguiu reunir os 100 membros necessários, entre republicanos e democratas, para aprovar a lei orçamental.

O fracasso das negociações resultou na Casa Branca a dizer em comunicado que os senadores democratas “são perdedores obstrucionistas” e culpando-os pelo encerramento do governo. No mesmo comunicado, a Casa Branca reforçou o argumento de que os democratas “valorizam mais os imigrantes ilegais do que os americanos”.

O mesmo comunicado diz que “quando os democratas começarem a pagar as forças armadas e os serviços de emergência então as negociações serão reabertas”.

Donald Trump twittou, acusando os Democratas de estarem mais preocupados com os imigrantes ilegais do que com o exército ou com a segurança na fronteira a sul:

Este encerramento do governo federal marca de forma negativa o primeiro aniversário de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos

O Primeiro Ano de Donald Trump
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:39 0:00

Há um ano, quando Trump se preparava para ser Presidente dos Estados Unidos, ele prometia fazer os melhores acordos para o país e ganhar em todas as negociações. Este encerramento é uma nota negativa, naquilo que o Presidente prometeu fazer melhor, ganhar todas as negociações.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, considerou este encerramento um "estratagema político perigoso" e "imprudente".

A líder democrata, Nancy Pelosi, disse que o Presidente Trump ganhou um "F" (nota no sistema americano educacional que significa reprovação), por "ter falhado na liderança".

"Embora controlem o Congresso, o Senado e a Casa Branca, os republicanos são tão incompetentes, tão negligentes, que não conseguiram unir-se para manter o governo em funcionamento".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG