Links de Acesso

"Democratas estão mais preocupados com imigrantes ilegais do que com segurança dos EUA", Trump


Donald Trump
Donald Trump

Este encerramento do governo federal acontece no dia em que Donald Trump celebra o seu primeiro aniversário na Presidência

Um encerramento parcial do governo federal americano está em curso desde a manhã deste sábado, depois da lei orçamental ter sido bloqueada no Senado. O período de negociações havia terminado à meia-noite de Washington DC, o que provocou o encerramento de serviços governamentais não essenciais.

“É pontapear a lata rampa abaixo e não resolve os problemas do povo americano”

Decorrem durante este sábado, 20 de Janeiro, negociações no Senado, para que se aprove um orçamento temporário até dia 8 de Fevereiro. Contudo, senadores democratas como Tammy Baldwin discordam da contínua série de leis orçamentais temporárias, argumentando que isso “é simplesmente pontapear a lata rampa abaixo e não resolve os problemas do povo americano”

Na Sexta-feira, 19 de Janeiro, o Senado não conseguiu reunir os 100 membros necessários, entre republicanos e democratas, para aprovar a lei orçamental.

O fracasso das negociações resultou na Casa Branca a dizer em comunicado que os senadores democratas “são perdedores obstrucionistas” e culpando-os pelo encerramento do governo. No mesmo comunicado, a Casa Branca reforçou o argumento de que os democratas “valorizam mais os imigrantes ilegais do que os americanos”.

O mesmo comunicado diz que “quando os democratas começarem a pagar as forças armadas e os serviços de emergência então as negociações serão reabertas”.

Donald Trump twittou, acusando os Democratas de estarem mais preocupados com os imigrantes ilegais do que com o exército ou com a segurança na fronteira a sul:

Este encerramento do governo federal marca de forma negativa o primeiro aniversário de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos

O Primeiro Ano de Donald Trump
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:39 0:00

Há um ano, quando Trump se preparava para ser Presidente dos Estados Unidos, ele prometia fazer os melhores acordos para o país e ganhar em todas as negociações. Este encerramento é uma nota negativa, naquilo que o Presidente prometeu fazer melhor, ganhar todas as negociações.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, considerou este encerramento um "estratagema político perigoso" e "imprudente".

A líder democrata, Nancy Pelosi, disse que o Presidente Trump ganhou um "F" (nota no sistema americano educacional que significa reprovação), por "ter falhado na liderança".

"Embora controlem o Congresso, o Senado e a Casa Branca, os republicanos são tão incompetentes, tão negligentes, que não conseguiram unir-se para manter o governo em funcionamento".

XS
SM
MD
LG