Links de Acesso

Tropas da RDC matam soldado angolano na província do Kasai


Soldados da República Democrática do Congo
Soldados da República Democrática do Congo

Um soldado angolano foi morto no domingo, 5, na República Democrática do Congo (RDC), revelou o ministro do Interior da província de Kasai, Deller Kawino.

“Um soldado angolano disparou e feriu um agente congolês da Agência Nacional de Inteligência (ANR), os nossos homens devolveram o fogo e atingiram um soldado angolano que infelizmente morreu ”, disse Kawino à AFP.

O ministro acrescentou que antes do incidente, um grupo de soldados angolanos havia entrado no território congolês numa área de três quilómteros e um deles começou a filmar com o celular até receber ordens dos soldados da RDC para parar.

O governador daquela província, Dieudonné Pieme, revelou que as autoridades angolanas pediram o corpo do soldado "que foi morto acidentalmente”.

“Concordamos em princípio, mas pedimos que fizessem um relatório a reconhecer que o seu soldado foi morto no território da RDC”, afirmou Pieme.

A RDC e Angola compartilham uma fronteira de mais de 2.500 quilómetros, além da fronteira com a província angolana de Cabinda entre a RDC e o Congo Brazzaville.

Na semana passada, ativistas e o deputado da UNITA Raul Tati denunciaram a incursão de soldados angolanos em território congolês na perseguição a guerrilheiros da FLEC-FAC, que lutam pela independência de Cabinda.

A propria organização independentista tem denunciado esta situação.

O Governo angolano ainda não reagiu.

XS
SM
MD
LG