Links de Acesso

Triton confirma morte de empregados em Ancuabe


Ancuabe, Cabo Delgado
Ancuabe, Cabo Delgado

Companhia australiana diz continuar empenhada no projecto de grafite em Ancuabe mas não esclarece se projecto está paralisado

A companhia australiana Triton Minerals confirmou hoje a a morte de dois dos seus empregados no projecto mineiro Grafex em Ancuabe no norte de Moçambique mas acrescentou que permanece comprometida com o desenvolvimento do projecto.

Numa declaração hoje emitida a Triton disse que dois dos seus empregados de “segurança/manutenção” tinham sido “fatalmente feridos” no ataque da quarta-feira passada.

Na sequência do ataque a Triton tinha suspenso as transacções das suas acções na bolsa australiana mas não tinha emitido qualquer comunicação. A venda e compra de acções da companhia já recomeçou e ontem as suas acções tinham caído 12%.

“Não houve danos materiais e a Triton permanece totalmente empenhada no desenvolvimento do projecto de Ancuabe”, disse a declaração que afirmou ainda que as autoridades devem fazer tudo dentro do seu poder para assegurar a segurança a estabilidade na região.

O director executivo da companhia Andrew Fraser afirmou que “a administração e os empregados da Triton estão devastados pela perda dos nossos colegas e o nosso foco é em apoiar a nossa força de trabalho na região e as suas famílias”.

“A segurança ,e saúde dos nossos empregados dos trabalhadores por contrato são de valor crítico para Triton”, disse a declaração.

Permanece no entanto por esclarecer se as operações em Ancuabe estão suspensas.

Acções da Syrah em queda

Na quinta-feira a Syrah, outra companhia australiana que opera uma mina de grafite em Balama, na província moçambicana de Cabo Delgado, suspendeu todas as deslocações de e para as suas operações na zona depois de um segundo ataque de insurgentes em Ancuabe.
As acções da companhia Syrah caíram de imediato 15%.

O portal financeiro australiano Money Morning disse que as acções desta companhia já caíram 28% no último mês.

O jornal fez notar que os ataques em Ancuabe “sublinham os riscos que companhias mineiras assumem ao desenvolver projectos em regiões politicamente voláteis”.

O projecto de Balama não foi directamente alvo de um ataque dos rebeldes a Syrah fez notar que o segundo ataque de rebeldes na região de Ancuabe deu-se a cerca de 200 quilómetros do projecto de Balama, mas ocorreu a apenas 30/40 quilómetros da Estrada Nacional Número 1, que é a principal rota de transporte entre Balama, Nacala e Pemba.

Devido a isso a companhia australiana suspendeu todos os transportes de e para a mina.
Desconhece-se se os transportes já recomeçaram.

XS
SM
MD
LG