Links de Acesso

Trio Afonso Té, Paulo Gomes e Luís Nancassa protagonizou 2º dia de debates


Os três candidatos presidenciais, perante uma plateia envolvente, apresentaram opções políticas concordantes na necessidade de uma reforma profunda no sector da defesa e segurança

Enquanto o país observa o último, dos três dias dia de luto nacional, em memória de Kumba Yala, antigo Presidente da República, a Voz de América ressalva nesta emissão, o conteúdo do segundo dia de uma série de debates políticos que estão a ser organizados pela ONG Acção Cidadã.
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:41 0:00
Faça o Download

A questão das Forças Armadas foi tema que dominou o último debate. Um debate do trio Afonso Té, Paulo Gomes e Luís Nancassa. Os três candidatos presidenciais, perante uma plateia envolvente, apresentaram opções políticas concordantes na necessidade de uma reforma profunda no sector da defesa e segurança. Mas, as opiniões divergiram-se na forma e na estratégia. Para o candidato Luís Nancassa, estas Forças Armadas, não têm contribuído pela dignidade e respeito do país perante a Comunidade Nacional e Internacional.

Por seu lado, o candidato Paulo Gomes defende umas Forças Armadas modernas, que zelem pelo interesse do país e com maior pendor operacional na defesa dos recursos que o país dispõe. E caso seja eleito, aposta na criação de um ambiente conducente à criação de uma plataforma do diálogo para adopção de medidas que visam a uma obrigatória reforma neste sector.

Mesmo assim, Paulo Gomes, não concorda que os militares sejam os únicos responsáveis pelas constantes instabilidades que se registam no país.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00
Faça o Download

À saída do mesmo debate, falámos com o candidato Afonso Té, que parece conhecer bem o sector militar guineense e que já foi Vice-Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas. Este candidato não partilha a ideia de que as Forças Armadas guineenses constituem os únicos factores do bloqueio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O debate culminou com a habitual fórmula em que os candidatos se questionam um ao outro. A justiça militar, sobretudo a conveniência da manutenção ou não do tribunal militar, esteve em análise entre os candidatos, que aliás divergiram-se sobre a matéria. Falaram da política externa, da participação da mulher na política, da ligação entre a justiça e impunidade, onde se registou a convergência de opiniões dos candidatos, ou seja, todos são unânimes em afirmar que a impunidade que se regista no país, deve-se "à inoperância da justiça, aliada também as más condições dos operadores judiciários".

O terceiro debate acontece esta terça-feira, 8, e os protagonistas serão Aregado Manteque Té, do Partido Trabalhista, Hélder Vaz, da Resistência da Guiné-Bissau- Movimento Bã-Fata, e o independente Jorge Malu, antigo Presidente da Assembleia Nacional Popular.
XS
SM
MD
LG